sexta-feira, 19 de novembro de 2010


Vacinação

      Iniciamos as atividades no PSF com nossa típica visita domiciliar ás nossas famílias. Minha dupla e eu  fomos verificar como estavam o casal de idosos que acompanhamos. Após termos nos certificado que tudo estava bem, e não havia tido nenhum problema ao longo da semana retornamos ao posto. Em geral, a nossa família não apresenta grandes problemas. Eles são bastante cuidadosos com a saúde e dizem que sempre estão indo às consultas e tomando regularmente as suas medicações. A Dona M.L não constuma ir à unidade de Novo Palmares, mas é acompanhada por uma outra médica em outro posto. Enquanto o Sr M.J é quem se trata em Novo Palmares. Comparando o quadro deles, é ele quem apresenta as maiores oscilações de pressão, mas a gente tem acompanhado os valores e sempre estimulamos uma boa alimentação sugerindo cuidados especiais com o sal no tempero da comida, feijão... A Dona M.L diz que a comida deles tem baixo teor de sal, até porque já se acostumaram a comer assim. A prática de exercícios, como caminhada, também são estímulos levados por nós e que na verdade eles já o fazem esporadicamente. O  Sr M.J faz bastante caminhada, segundo o que eles relatam.
   O grande problema talvez seria o fato do Sr M.J ser fumante. Nós já aconselhamos sobre a prática e indicamos os programas existentes no posto que visam a redução do hábito. Eles dizem que já houve uma significativa redução do consumo de cigarros por ele, e que a cada vez ele tem diminuído mais o uso.
    
  Quando retornamos ao posto tivemos a prática de vacinação, na qual nos foi ensinado o procedimento e depois então pudemos treinar um no outro. Para falar a verdade eu já havia passado por essa experiência, porque semestre passado eu fiz a eletiva de vacinação e então nós treinamos bastante isso. Por isso preferi ficar só observando, porque confesso não gostar muito de agulhas. Já tinha sofrido essa tensão anteriormente.
   Mas de um modo geral achei produtiva a prática e foi importante para reforçar os conceitos que eu já tinha aprendido. E o mais interessante é a didática utilizada por cada um, que faz com que um mesmo conteúdo teórico seja visto diferentemente na prática de acordo com aquele que está ensinando. Acho isso curioso e importante para que a mesma idéia possa ser reforçada de formas distintas. 
    Quando terminamos a prática encerramos as atividades do dia. Por esse tempo as nossas atividades foram um  pouco mais controladas no sentido de horário, porque estávamos no famoso período de urinário, no qual a pontualidade era algo crucial para as nossas aulas.


   Flávia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário