quinta-feira, 18 de novembro de 2010


Retomando às postagens...

    Infelizmente fiquei um bom tempo sem postar nada, mas durante esse período eu estava fazendo anotações à parte para que depois eu pudesse atualizar o meu portifólio. Por isso, seguirão todas as postagens que estavam atrasadas.
   Bem, nesse dia além das nossas visitas domiciliares de rotina às nossas famílias, fizemos um treinamento de aferição de pressão arterial. Fomos ensinados a respeito do correto procedimento para que então pudéssemos de maneira coletiva treinarmos um com o outro. De início, ficamos um pouco enrolados, como já era de se esperar, porque afinal de contas ter de administrar ao mesmo tempo um estetoscópio e um esfignomanômetro não é das tarefas mais fáceis quando não se tem prática. Porém, com o passar das tentativas as coisas foram ficando mais claras e práticas para a gente. A tarefa foi facilitada pelo fato de termos a nossa disponibilidade a ajuda dos professores, visto que os erros cometidos eram corrigidos atenciosamente. 
   Falar de aferição de P.A inevitavelmente me leva à associação com Hipertensão Arterial Sistêmica. Infelizmente, dados de pesquisas nos mostram o grande impacto que essa doença tem sobre a vida da população brasileira. Os nossos hábitos alimentares que são reflexos de uma vida corrida e cheia de preocupações nos privam de uma alimentação saudável e controlada, contribuindo com o quadro alarmante de HAS. Exemplificando essa constatação, a família que acompanho é uma forte evidência disso. O casal de idosos são hipertensos, como eu já havia mencionado em postagens anteriores. 
    Os fatores determinantes sociais acredito que tenha uma grande influência sobre esse crescimento, visto que proporcionam pontos negativos como a pobreza que influi diretamente sobre a alimentação, bem como a dificuldade do acesso à programas de prevenção e tratamento, não somente relacionado com às unidades de sáude, mas principalmente pela falta de informação e instrução compartilhados por eles.

   Achei esse vídeo muito divertido e prático para o ensinamento da doença, por isso o escolhi para complementar o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=E1hEgUdNWxw

      Espero que gostem...


          Flávia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário