quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Programa Saúde da Família
"A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade." (http://portal.saude.gov.br)





     Esta é uma foto tirada em frente ao Posto de Saúde da comunidade Novo Palmares. É aí onde temos os nossos encontros com os professores e onde a população local recebe atendimento. Na foto estou junto com a Joyce, minha dupla de atendimento às famílias.
    O nosso trabalho para esse semestre será acompanhar os idosos que residem nos lares para onde nos designaram. Já o iniciamos, e tem sido maravilhoso! Pela primeira vez na faculdade, chegamos o mais próximo da prática médica que tanto almejamos. 

   Estivemos por 2 quintas-feiras na casa da Dona M.L e do Sr M.J. Nas duas vezes os encontramos em casa, juntamente com a filha da Dona M.L. Fomos muito bem recebidas! Adorei a receptividade deles. Uma das melhores sensações que tive até agora desde que iniciei a faculdade...Pude me sentir um pouco médica, e quando eles trouxeram os exames para que víssemos  fiquei mais realizada ainda.
   Nos primeiros contatos, atualizamos o cadastramento deles e de toda a família, que inclusive é muito grande! Conversamos um pouco sobre o que eles achavam do PSF, e obtivemos muitos elogios.
    Os dois são pacientes *hipertensos a muitos anos, e fazem uso de medicamentos para controle. A Dona M.L também já foi **diabética, mas hoje, sua taxa de glicose baixou e está dentro dos parâmetros de normalidade.
     Esses são eles:



      A partir dessa semana, começaremos a construir o nosso familiograma.
         
                                                                                             Flávia Gomes
*A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais freqüente das doenças cardiovasculares. É também o
principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal.
**O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.
(Dados tirados do Caderno de Atenção Básica- divulgado pelo Ministerio da Sáude)

Nenhum comentário:

Postar um comentário